Como Limpar Fórmica

Como Limpar Fórmica limpeza Cozinha Banheiro

Dicas para limpar melhor a fórmica

Para quem não sabe o que é fórmica explicamos, ela se trata da forma mais popular como os laminados para revestimento de madeira são conhecidos. Encontramos a fórmica em grande quantidade de bancadas e também em formas e estilos. Em ambientes como a cozinha, a fórmica branca é muito comum estar presente.

Uma das vantagens da fórmica é que ela é muito mais barata que azulejos e granito e dessa forma é bastante popular. O mais curioso é que a fórmica foi criada exatamente para imitar esses materiais mais caros e não pesar tanto assim no bolso.

Basicamente a fórmica é um camada fina de plástico que fica junto a base, de maneira aderente, essa base em grande parte dos casos é feita de madeiras compensada, usados em armários e em muitos móveis da casa e escritórios. Sua maior característica é fato de que é bem pesada e resistente ao contrario dos azulejos tem grande resistência e arranhões nas condições convencionais.

Porém, para que a fórmica fique sempre com aquele aspecto de limpa e bonita é necessário que tenhamos alguns cuidados especiais que vamos te ensinar nesse artigo. São dicas bastante simples pode ficar tranquila.

Como Limpar Fórmica limpeza Cozinha Banheiro

Para fazer uma limpeza eficaz da fórmica você só precisa de um pano que seja macio ou até mesmo uma esponja e também de uma quantidade bem pequena de sabão. Claro que o cuidado no uso do dia-a-dia, evitando deixar sobre a fórmica branca objetos e produtos que podem manchar como por exemplo café, ajuda e facilita muito na limpeza posterior.

Se sua fórmica branca já está meio amarelada, pode ser sinal de que está com muita gordura. Para isso use um pouco de detergente de lavar louças, com água. Depois passe um pano seco em seguida.

 

Se você preferir também pode optar por limpador de vidros ou até mesmo vinagre branco. Não use o pano encharcado, é a primeira. Dica deixe-o molhar por um pequeno instante. Já é o necessário. Para manter com a bancada de fórmica com um aspecto limpo o ideal é passar o pano logo depois de usá-la, porém, se não for possível devido a correria do dia-dia a dica é passar o pano pelo uma vez todos os dias, assim se evita o acúmulo de poeira também.

Em grande parte dos casos a fórmica se mostra bem resistente a manchas, mas abuse muito disso e procure sempre passar o pano logo após o uso. Prevenir é bem melhor que remediar em qualquer situação. Sempre que limpar a sua bancada tenha também um pano seco para passar depois do pano molhado. A água não deve chegar nas costuras laterais da bancada, isso pode fazer com que a madeira por baixo da fórmica absorva a água e estufe. Isso é fatal para qualquer móvel e não tem como fazer reparos.

E se o problema for que você não consegue remover manchas como de bolo ou de carne a dica de ouro é usar bicabornato de sódio e vinagre branco. Uma combinação infalível para deixar sua bancada brilhando como nova.

E depois de lhe dar dicas do que usar para realizar a limpeza eficiente da fórmica vamos as dicas do que não usar de jeito nenhum em sua bancada.

Os produtos abrasivos estão fora de questão. Verifique se o produto que você quer usar na fórmica contém pó de pedra ou então algum tipo de acido, pois, se não será bastante prejudicial para a bancada. A agua em demasia sobre a fórmica pode acarretar em grandes problemas isso por que pode fazer a parte de cima da base se soltar e até mesmo prejudicar a madeira.

Conservar melhor nossos móveis e objetos domésticos é uma boa forma de estar economizando constantemente. Pense nisso e esteja sempre pronta para deixar a sua em melhores condições.

Temas relacionados:

Como Limpar Fórmica limpeza Cozinha Banheiro